Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Coordenadoria de Comunicação e Marketing – UFC Informa

Área do conteúdo

Perfil da UFC no Instagram é o segundo maior do Brasil entre todas as universidades federais

Data da publicação: 16 de julho de 2021 Categoria: Produtos

O perfil oficial da Universidade Federal do Ceará no Instagram (@ufcinforma) é o segundo do País com o maior número de seguidores, entre todas as 69 universidades federais brasileiras. Até 15 de julho de 2021, um total de 116 mil pessoas acompanhava o perfil da UFC, número que vem crescendo de forma orgânica, sem qualquer tipo de impulsionamento pago.

O levantamento foi feito no último dia 15, pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), responsável por gerenciar os canais da Instituição nas plataformas de redes sociais. Os dados mostram que, entre as federais, o número de seguidores da UFC fica atrás apenas da Universidade Federal do Pará (UFPA), que possui 138 mil seguidores (veja gráfico abaixo).

O levantamento da UFC Informa confirma o bom posicionamento da Universidade, que já havia sido registrado pelo uniRank Instagram University Rankings, realizado em outubro de 2020. Naquela data, o perfil @ufcinforma no Instagram aparecia no quarto lugar do Brasil, considerando-se 151 instituições de ensino superior públicas e privadas. Na data de realização daquele ranking, a UFC tinha 98 mil seguidores e já se situava à frente de universidades de grande porte, como a Universidade Federal de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP).

A coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra, avalia que a força da Instituição no Instagram retrata não somente a relevância da UFC no cenário brasileiro mas também o impacto das estratégias de comunicação desenvolvidas. “Isso mostra que a Universidade está acompanhando a linguagem da sociedade, a linguagem dos nossos estudantes [cuja faixa etária prevalece entre os seguidores]. E mostra que estamos abertos ao diálogo, à transparência, a partir de ferramentas que permitem um diálogo saudável e construtivo com a comunidade”, celebrou.

 

CONTEÚDO – Além de funcionar como canal de interação entre a UFC e a sociedade, o perfil do Instagram funciona como vitrine de conteúdos da Instituição. São divulgadas desde pesquisas científicas e projetos de extensão de impacto até comunicações oficiais e serviços como oferta de vagas em cursos, lançamento de editais e eventos. Em relação ao perfil de seguidores, 36,8% situam-se na faixa etária entre 25 e 34 anos; outros 33,1% estão na faixa de 18 a 24 anos; e 18,4% têm de 35 a 44 anos.

O volume de conteúdos publicados é considerável: de janeiro a junho de 2021, a média foi de 50,5 postagens mensais somente no espaço do feed (mural principal da plataforma, que mostra o fluxo de conteúdos e permite a rolagem pelo usuário). Nos stories (seção de publicações com duração de 24 horas e com alto índice de alcance), a média foi de 212 publicações mensais, no mesmo período.

Além do alto número de seguidores e do volume de postagens, o perfil da UFC registra bons índices de engajamento, o que demonstra que o conteúdo publicado é, em geral, relevante para os usuários. Em maio, por exemplo, foi registrada média de 74,5 mil interações no perfil (curtidas, comentários etc.). O número costuma variar de acordo com o tipo e o volume de conteúdo publicado em determinado mês e é calculado de diferentes formas por analistas de mídias sociais.

Publicado na seção IGTV (utilizada para vídeos com duração acima de um minuto), o conteúdo “Tour virtual na UFC”, produzido pela UFC Informa em maio deste ano, para apresentar os espaços da Universidade em Fortaleza e no Interior aos calouros de 2021, chegou a somar 30,2 mil visualizações. Outro destaque no IGTV foi o tutorial sobre uso do Sistema de Matrícula Virtual, com 15,2 mil visualizações.

A seção “Reels”, função do Instagram que oferece ferramentas para criação de vídeos curtos e criativos, começou a ser utilizada no perfil @ufcinforma em fevereiro deste ano. Em apenas seis publicações, o número de visualizações soma 31,9 mil.

OUTRAS REDES – Além do Instagram, a UFC Informa gerencia os perfis oficiais da UFC também no Facebook (84,4 mil seguidores), Twitter (130 mil seguidores), Linkedin (71,1 mil seguidores), YouTube (Canal UFCTV, com 31,6 mil inscritos) e Flickr, além de cinco canais no serviço de mensagens instantâneas Telegram (somando 3,5 mil inscritos).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: ufcinforma@ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo