Pesquisa avalia primeiro ano da atual gestão da UFC e ações realizadas durante a pandemia de covid-19
Data da publicação: 15 de março de 2021 Categoria: InstitucionalUma pesquisa de opinião inédita entre a comunidade universitária avaliou a atual gestão da Reitoria e algumas das ações realizadas durante a pandemia da covid-19. O trabalho foi realizado pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e coordenado pela UFC Informa, a unidade de Comunicação e Marketing da Universidade.
Para isso, utilizou-se, ainda em meados do ano passado, questionário disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), obtendo 12,8 mil respondentes, entre professores, servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação. A amostra equivale a 28,7% da comunidade universitária. A margem de erro é de 5 pontos percentuais.
A primeira parte do questionário apresentou 18 frases relacionadas às características e às principais ações do primeiro ano de gestão (2019-2020) do Prof. Cândido Albuquerque e do Prof. Glauco Lobo à frente da Reitoria da UFC. Essas ações estão reunidas no e-book Dinamismo, Desafios e Inovação.
>> Faça o download do e-book do primeiro ano de gestão da Reitoria
Com base em Escala Likert de 4 pontos, os participantes foram convidados a marcar uma das opções: 4 – concordo totalmente, 3 – concordo, 2 – discordo e 1 – discordo totalmente. Uma opção “não sei responder” foi incluída no questionário (conheça os detalhes da metodologia da pesquisa ao final desta matéria).
A maioria dos enunciados teve taxa de aprovação maior do que a desaprovação. Cinco deles receberam mais de 75% de aprovação em todos os quatro segmentos: as que tratam da ampliação dos auxílios a estudantes e do acervo digital da biblioteca; ações de inclusão digital; participação no consórcio do respirador Elmo e realização de testes rápidos de covid-19.
Sete enunciados aparecem em situação de empate técnico, indicando que o assunto divide a comunidade acadêmica. Entre eles, a realização dos Encontros Universitários de forma virtual (a pesquisa foi aplicada no ano passado e os resultados, portanto, referem-se aos EU 2019).
Quatro questões foram escritas de forma invertida, usando a palavra “não”. A uma delas (“A Reitoria não tem impulsionado avanços voltados para a inovação tecnológica”), os participantes se mostraram majoritariamente contrários.
Houve ainda alguns enunciados que registram altas taxas de respostas “Não sei”, especialmente os relativos a: investimentos no interior, internacionalização e sustentabilidade, tópicos que passarão a receber atenção especial da área de comunicação da UFC.
>> Veja gráficos com o resumo da pesquisa
NOTAS – Além desses pontos, também foi perguntado aos entrevistados que nota eles dão à atual gestão da Reitoria. As notas foram divididas em três faixas: uma entre 0-4, que representa notas baixas; outra entre 5-7, notas intermediárias; e uma outra, entre 8 e 10, notas altas.
Entre professores, 47% deram notas de 8 a 10. Outros 39%; notas de 5 a 7, ao passo que 14% atribuíram valores de 0 a 4. Já entre os técnico-administrativos, 67% atribuíram notas altas, que variam de 8 a 10, à atual gestão. As notas intermediárias (5 a 7) representam 27% desse grupo, e as notas baixas (0 a 4), 6%.
Entre estudantes de graduação, 21% deram notas baixas; 45%, intermediárias e 34% notas altas. Por fim, entre alunos de pós-graduação, foram registradas notas baixas entre 18% dos respondentes; intermediárias entre 42%; e notas altas entre 40% do universo. Nos quatro grupos, a nota mais citada (valor modal) foi 8, ao passo que a nota média foi 6,28. Os números são apresentados de forma arredondada, o que explica porque sua soma pode ficar um pouco além ou aquém dos 100%.
COMENTÁRIOS – Além disso, a pesquisa abriu espaço para que os participantes deixassem críticas ou sugestões. Foram registradas 3.253 respostas, categorizadas em sete tópicos: infraestrutura, investimentos, visibilidade, tecnologia digital, recursos humanos, pandemia e elogios. Os pesquisadores reuniram as palavras mais frequentes e suas associações, de modo a sinalizar à Reitoria as questões mais citadas pela comunidade acadêmica.
O trabalho também permitiu uma análise das palavras-chaves, classificando-as como respostas positivas (com sugestões e comentários para a melhoria da UFC) e negativas (com comentários sobre o não-funcionamento adequado de ações, meios e propósitos, na opinião dos participantes).
>> Leia o capítulo do relatório que trata das questões abertas
METODOLOGIA – A pesquisa foi realizada por meio de questionário estruturado, aplicado através do sistema SIGAA. Ela foi realizada pela unidade de pesquisa da EIDEIA, sob coordenação da Prof. Cláudia Buhamra, da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), e com apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
No total, foram 12.872 participantes, o que equivale a 28,7% da comunidade universitária. Desses, 10.451 eram alunos da graduação, ou 34,2% de todo o universo dos estudantes de graduação. Já os alunos da pós somaram 1.137, representando uma taxa de resposta de 15% desse segmento. A pesquisa também ouviu 936 servidores docentes (40,6% dos professores ativos da UFC) e 348 servidores técnico-administrativos (10,3% da categoria).
Esses números garantem a validade da amostra, o que foi confirmado pela aplicação de dois testes estatísticos: o KMO e o de esfericidade de Bartlett. Além disso, os pesquisadores calcularam o Alfa de Cronbach para cada um dos segmentos e confirmaram o grau de confiabilidade do questionário utilizado. A margem de erro geral é de 5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
AVALIAÇÃO – Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, a pesquisa é positiva e ajudará a nortear as políticas da atual administração. “Ouvir a comunidade é sempre importante. Esta é a primeira vez que a Reitoria da UFC utiliza esse tipo de ferramenta. Entender a percepção das pessoas nos ajuda a ver em que estamos acertando e em que podemos melhorar”, avaliou. “Posso dizer que os resultados nos animaram a seguir no caminho das mudanças que a Universidade precisa”, avalia.
Fontes: Prof. João César Moura Mota, da EIDEIA – fone: (85) 3366 9218 e e-mail: secretaria@eideia.ufc.br; Prof. Wagner Andriola – e-mail: w_andriola@ufc.br