Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Coordenadoria de Comunicação e Marketing – UFC Informa

Área do conteúdo

UFC Informa: Coordenadoria de Comunicação e Marketing apresenta a gestores portfólio de produtos novos e reformulados

Data da publicação: 23 de fevereiro de 2021 Categoria: Institucional, Produtos

A Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), órgão vinculado ao Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará, apresentou nesta terça-feira (23) para os dirigentes máximos da Administração Superior seu portfólio de novos produtos (o Guia de Fontes da UFC, a plataforma Agenda UFC, o site UFC Informa e o UFC Informa no Telegram), assim como a remodelação da Agência UFC de notícias, já existente.

Participaram do encontro virtual o reitor, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; a coordenadora de Comunicação e Marketing, Profª Cláudia Buhamra; o coordenador-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão; o superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Edgar Marçal; e servidores técnico-administrativos das equipes da Coordenadoria e da Superintendência de Tecnologia da Informação.

A exposição foi aberta com a apresentação do novo Guia de Fontes, site que funcionará como banco de dados à disposição de profissionais de imprensa, com indicações dos especialistas mais adequados para falar sobre determinados assuntos. O objetivo é automatizar e dar mais agilidade ao grande volume de atendimentos prestados pela Coordenadoria, diariamente, à imprensa. Para ter acesso, os jornalistas precisarão se cadastrar no site.

“Como principal centro de produção científica do nosso Estado e um dos maiores do País, a UFC é muito procurada. Recebemos cerca de 200 demandas de imprensa por mês, sendo mais de 10 por dia útil. Várias dessas são de veículos nacionais, como Folha de S. Paulo, Estadão e Rede Globo”, relata o jornalista Marcos Robério, da equipe de assessoria de imprensa da Coordenadoria.

Uma vez no ar, o Guia será uma ferramenta de consulta eficiente e confiável para profissionais de comunicação, contribuindo para o fortalecimento da relação entre a UFC e os veículos de imprensa. “O lançamento será feito com 800 professores cadastrados, e com o tempo esse número será aumentado. Hoje, por exemplo, nos seminários de ambientação de novos docentes, eles já recebem a ficha para aderir ao Guia de Fontes caso desejem. E também será possível que professores possam se cadastrar espontaneamente no próprio site”, completa Marcos Robério, destacando a parceria do projeto com a STI e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

AGENDA DE EVENTOS – Com 17 unidades acadêmicas distribuídas entre a Capital e o Interior, o volume de informações e eventos na UFC atrai e interessa a um público tão diverso quanto os “frutos” produzidos dentro da Universidade. Diante desse intercâmbio quase inesgotável, surge uma nova ferramenta on-line, a Agenda UFC. Apresentada à administração pela publicitária Camila Miranda, da equipe da Coordenadoria, a plataforma digital centralizará a programação de eventos da Universidade em um só lugar, permitindo fácil acesso e alimentação colaborativa de conteúdo.

“O site é muito intuitivo. O público ainda terá o apoio de vídeos tutoriais que preparamos, ensinando como preencher o cadastro e divulgar os eventos. Todo o conteúdo passará por moderação da equipe da Coordenadoria antes da publicação dos eventos”, explicou Camila. Por meio dele, os organizadores das iniciativas científicas e culturais da comunidade acadêmica poderão cadastrar suas atividades e divulgá-las, veiculando página exclusiva contendo descrição do evento, localização detalhada, contatos com a organização e serviços, tudo integrado com as principais redes sociais.

Acessando o sítio, também pode-se obter informações técnicas sobre os principais espaços disponíveis para eventos na Universidade, como auditórios, salas de videoconferência, cinema e arenas esportivas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – A divulgação científica foi a terceira pauta da reunião, com a apresentação da nova fase da Agência UFC, conduzida pelos jornalistas Erick Guimarães e Sérgio de Sousa, também da equipe de assessoria de imprensa da UFC Informa.

Veículo lançado em 2017 e cujas atividades estavam suspensas desde o final de 2019, a Agência UFC é inspirada em agências de notícias de renome, como Reuters, Folhapress, France-Presse e Agência FAPESP, e especializou-se na difusão de matérias aprofundadas sobre pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos na UFC. Os veículos de imprensa podem acessar as produções e publicar na íntegra textos, vídeos e fotos com os devidos créditos.

De acordo com Sérgio de Sousa, cada postagem linkando a produção da agência tinha alcance de cerca de 22 mil internautas, e o principal ganho era a geração de um sentimento misto de orgulho e pertencimento. “O pesquisador, muitas vezes, costuma pensar apenas do ponto de vista da publicação nas revistas acadêmicas, que obviamente é muito importante, mas tem uma outra atividade essencial que é a ocupação de espaços de visibilidade na sociedade”, afirmou Erick Guimarães, fazendo menção ao capital social conferido à UFC pela repercussão das matérias da Agência.

No relançamento, o veículo institucional volta com foco apenas em reportagens de pesquisa, retomando suas atividades com uma série de duas postagens semanais sobre a produção científica da Instituição relacionada à pandemia do novo coronavírus e à covid-19. Será uma fase também mais multimídia: os textos virão acompanhados de entrevistas audiovisuais ou o formato podcast.

SITE UFC INFORMA – Outra novidade para o público universitário e a sociedade externa à UFC é o site UFC Informa, que agregará toda a produção das mídias institucionais da Universidade. Além de encontrar informações atualizadas do cotidiano acadêmico com poucos cliques e acessar todos os veículos mencionados, o usuário poderá conferir a memória do trabalho de comunicação institucional realizado pela Coordenadoria, contactar as equipes e ser direcionado para as mídias sociais oficiais.

Para o vice-reitor, o encontro mostrou que a Universidade está abrindo suas perspectivas de comunicação, deixando os limites de seus muros e ganhando outros patamares. “Certamente, em pouco tempo, essa produção gerará um efeito cascata, fazendo com que outras unidades da Universidade e externas a ela reconheçam a qualidade de nossa comunicação”, disse o Prof. Glauco Lobo. O reitor reiterou o raciocínio e manifestou agradecimentos. “Muito obrigado, em nome de toda a Universidade. O que estamos fazendo é dando destaque à transparência, à informação, tudo de maneira extremamente profissional”, finalizou o Prof. Cândido Albuquerque.

Falando em nome do setor, a Profª Cláudia Buhamra agradeceu à Administração Superior pelos feedbacks positivos e à equipe da Coordenadoria (formada por secretários administrativos, jornalistas, publicitários, revisores, cinegrafistas, designers, fotógrafos, editores de vídeo e bolsistas) pelo esforço. “Aqui temos o estímulo e a valorização necessários para trabalhar. Essa equipe faz a comunicação da UFC acontecer. Não vemos a hora de colocar esses produtos no ar e chamar a comunidade para colaborar”, disse a coordenadora, agradecendo também ao coordenador-adjunto, Norton Falcão, pela parceria na condução da Coordenadoria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: ufcinforma@ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo