Lançada a Agenda UFC, plataforma colaborativa digital de busca e divulgação de eventos

Data de publicação: 14 de junho de 2021. Categoria: Produtos

“A UFC é um mundo”. Quem, pelos corredores da Universidade, nunca ouviu essa frase? Por ser tão difícil dar conta de tudo o que acontece simultaneamente em seus espaços é que a Universidade Federal do Ceará, com o intuito de promover a interação com a sociedade através da difusão científica, tecnológica, artística e cultural, apresenta à comunidade acadêmica a Agenda UFC (agenda.ufc.br), plataforma digital que integra a programação de eventos e editais da Universidade em um só lugar, permitindo fácil acesso e alimentação colaborativa de conteúdo.

Com 17 unidades acadêmicas distribuídas entre a Capital e o Interior, que contam com programas de pós-graduação de inserção internacional e projetos extensionistas que beneficiam direta e indiretamente milhares de pessoas, o volume de informações e atividades na UFC atrai e interessa um público tão diverso quanto os “frutos” produzidos dentro da Universidade.

Diante desse intercâmbio quase inesgotável, a Agenda UFC surge como uma ferramenta colaborativa on-line na qual os organizadores dos eventos acadêmicos e culturais poderão cadastrar suas ações com informações como nome e descrição da atividade, localização detalhada, contatos com a organização e serviços.

Todas as atividades cadastradas são divididas por áreas de conhecimento e categorias, o que torna prática a busca. A plataforma é gerenciada pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) e já está disponível para consulta e cadastro de eventos.

Para a Profª Cláudia Buhamra, coordenadora da UFC Informa, a Agenda UFC vai atuar como um instrumento de socialização de eventos. “Ela vai permitir a socialização e a integração entre as diversas áreas do conhecimento científico, uma vez que pode haver interesse entre áreas correlatas”, aponta.

Para ela, a plataforma surge em um momento bastante oportuno, com muitas atividades ocorrendo de forma remota. “Neste momento específico, um site como o Agenda UFC é muito providencial porque estamos vivendo um período de digitalização dos encontros, dos eventos. Essa virtualidade dá mais acesso à participação de pessoas em mais atividades”, completa.

COMO UTILIZAR – Para adicionar uma atividade na Agenda UFC, basta preencher um formulário disponível no site com informações como título, data e horário, local, áreas de conhecimento, categoria, e-mail da organização e descrição do evento. Todas as informações são checadas pela UFC Informa para serem publicadas no site.

Depois de postado, o evento ganhará uma página e um link específicos na Agenda UFC. Além de integrar a busca e o calendário do site, a atividade também poderá ser compartilhada nas redes sociais. Em caso de alteração, o responsável pela atividade deverá entrar em contato com a equipe que gerencia a plataforma para informar as mudanças necessárias. Para saber mais, consulte os tutoriais de uso do site.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: ufcinforma@ufc.br