gov.br

Coordenadoria de Comunicação e Marketing – UFC Informa

Área do conteúdo

Marca “MAUC 60 anos” é finalista de prêmio nacional de design; autor é servidor da UFC Informa

Data de publicação: 4 de outubro de 2021. Categoria: Produtos

A marca comemorativa dos 60 anos do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) foi selecionada para a final do prêmio Brasil Design Award de 2021 (BDA’21). Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), a 11ª edição do BDA reúne as melhores produções em design do País do ano de 2020 e do primeiro semestre deste ano.

O trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa) concorre como finalista na categoria Design Gráfico – marca de produto ou serviço, tanto na avaliação do júri técnico como no voto popular. O público tem até 27 de outubro para votar diretamente no site do prêmio BDA’21.

O designer Samuel Furtado, servidor da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC, assina o design gráfico e a direção criativa desse trabalho, em parceria com o designer Regys Lima, que fez as aplicações da marca em três dimensões (3D). A marca “MAUC 60 anos” foi concebida para as celebrações do aniversário de seis décadas de criação do museu, fundado em 18 de julho de 1961.

Samuel, que se graduou em Publicidade e Propaganda na UFC em 2017 e é servidor da Instituição há três anos, reconhece que o prêmio agrega valor à carreira profissional e ao serviço público. Ele se inspirou nas cores das obras do pintor Raimundo Cela (1890-1954), nas formas de losango contidas no logotipo do museu para criar a identidade visual e um novo alfabeto tipográfico e diversas outras aplicações gráficas.

“O conceito ‘Nossa arte é presente’ surgiu do esforço do MAUC de estar presente na vida das pessoas da comunidade acadêmica e também dos cearenses. A arte cearense está presente no museu, e o museu é um presente para o Estado do Ceará e para a UFC. Fazemos reflexões sobre passado, presente e futuro, e homenageamos o MAUC como a joia da Universidade”, ponderou Samuel Furtado.

Para a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra, participar de um prêmio dessa natureza é uma conquista para a comunicação institucional da Universidade, e prestigia o trabalho de toda a equipe. “Numa perspectiva mais geral, o Prêmio Brasil Design Award confirma a importância do design como elemento de comunicação na construção de marcas. De forma mais específica, mostra que a comunicação da UFC está em constante renovação na busca da linguagem adequada para falar com seus diversos públicos”, afirma.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: ufcinforma@ufc.br