UFC encerra Campanha Maio Solidário com entrega de 200 cestas básicas nos campi do Interior

Data de publicação: 14 de junho de 2021. Categoria: Institucional

A entrega de cestas básicas nos campi da Universidade Federal do Ceará em Quixadá e Russas, no último sábado (12), marcou o encerramento da Campanha Maio Solidário, projeto da Reitoria implementado com apoio do Cerimonial da UFC e da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa). A iniciativa buscou amenizar os efeitos da insegurança alimentar em segmentos da comunidade acadêmica (estudantes e servidores terceirizados), na Capital e Interior, diante da situação de vulnerabilidade social, agravada pela pandemia da covid-19.

De acordo com as informações de Cláudia Maria de Albuquerque Lordão, chefe do Cerimonial da UFC, setor que ficou responsável pelo recebimento e armazenamento das cestas, a Campanha Maio Solidário arrecadou 705 cestas, sendo doadas 505 em Fortaleza e 200 nos campi do Interior (50 para cada um dos quatro campi).

Em Fortaleza, a entrega das cestas, prevista para ocorrer de 8 a 31 de maio, foi estendida até 9 de junho. No Interior, a entrega começou na última quinta-feira (10), em Crateús, onde o prefeito do Campus, Jefferson dos Santos Brito, recebeu as doações; e em Sobral a remessa foi recebida pelo diretor do Campus, Prof. João Guilherme Nogueira Matias, e pelo vice, Prof. Mário Áureo Gomes Moreira.

Encerrando a ação, nesse sábado, nos dois campi do Interior que faltavam, as cestas foram levadas para a sede da administração do Campus de Russas; e em Quixadá, o vice-diretor do campus, Paulo de Tarso Guerra Oliveira, recebeu as doações para distribuição com o público a ser beneficiado.

EMPATIA – A arrecadação das doações foi possível graças ao apoio da comunidade interna da UFC e à adesão de diversas entidades da sociedade civil, todas sensibilizadas pelo objetivo dessa campanha humanitária. Neste sentido, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, agradeceu e parabenizou a todos os que participaram da Campanha Maio Solidário colaborando para minorar o sofrimento do próximo. “Essa ação mostrou que, na UFC, estamos acolhendo para incluir”, disse.

O reitor ressaltou ainda: “Eu fiquei muito feliz, a administração superior ficou muito feliz. No último sábado, nós distribuímos as cestas para o Interior. Essa ação solidária não ficou apenas em Fortaleza, foi ao Interior onde a UFC também está.”

A UFC Informa teve papel atuante no apoio a essa ação humanitária neste momento tão difícil de pandemia. Para a titular da unidade, Profª Cláudia Buhamra, a campanha foi “linda”. A iniciativa representou “uma forma de mostrar o espírito de solidariedade da nossa comunidade e da nossa sociedade”.

Diante de tantas dificuldades nessa pandemia, Cláudia Lordão considera que “a empatia é a palavra de ordem”. Aliada a esse sentimento, ela acrescenta que “a solidariedade é uma das maiores armas no combate a essa pandemia. Reconhecer a dor do outro e tentar amenizá-la de alguma forma”, disse.

Presente em momentos de entrega das doações em Fortaleza, como na ocasião do esforço concentrado antes do Dia das Mães, na Reitoria, ela revela que ficou bem comovida com a alegria de muitas pessoas ao receberem os alimentos. “A solidariedade nos une, nos torna mais fortes e nos mostra como iguais. Somos todos iguais na dor”, acentua.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br