UFC teve quase 6 mil menções na mídia no primeiro trimestre de 2023

Data de publicação: 4 de agosto de 2023. Categoria: Produtos

De janeiro a março de 2023, a Universidade Federal do Ceará foi mencionada por 5.891 vezes em notícias veiculadas pela imprensa local, nacional e internacional, a maioria delas positivas. O dado consta no relatório de clipping elaborado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), disponibilizado nos Painéis Estratégicos do setor.

O clipping consiste no monitoramento, coleta e análise de menções à Universidade na mídia, funcionando como termômetro sobre a presença da UFC em discussões da ordem do dia abordadas por veículos jornalísticos. Trata-se, ainda, de uma ferramenta de gestão, uma vez que auxilia a administração a identificar os assuntos com melhor repercussão na imprensa e eventuais focos de crise. Os relatórios de clipping são produzidos por jornalistas da UFC Informa.

As menções envolvem citações em que a UFC é protagonista da notícia – como na repercussão direta de pautas sugeridas pela UFC Informa, ou na reprodução de releases institucionais –; ocasiões em que a UFC é citada através de seus pesquisadores, que são frequentemente convidados pelos jornais para comentar ou explicar determinado assunto; ou menções genéricas, em que a Universidade aparece na notícia de forma breve.

De acordo com o relatório, março se destaca com o maior volume de aparições da UFC no noticiário: 2.253, 72% delas positivas. As inaugurações do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) e do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CENPE) são exemplos de assuntos que geraram boa repercussão na mídia nacional. O grande destaque foi o CRIA, que rendeu 87 notícias em todo o País. Notícia de que a Prefeitura de Fortaleza irá instalar rede de monitoramento de qualidade do ar repercutiu localmente; equipamentos foram desenvolvidos pela UFC.

Em fevereiro, foram 1.377 menções, 62% positivas e 38% neutras. Em janeiro, foram 2.261 menções, das quais 46% positivas e 54% neutras.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Ceará (UFC Informa) – ufcinforma@ufc.br