Universidades e televisões públicas nordestinas lançam programa de TV Univerciência

Data de publicação: 19 de maio de 2021. Categoria: Produtos

Estreia na próxima terça-feira (25), às 11h, no canal da UFCTV no YouTube, o Univerciência, primeiro programa brasileiro de TV aberta e Internet, produzido em parceria entre universidades públicas e TVs públicas nordestinas, com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência.

A cerimônia virtual de lançamento será transmitida ao vivo, no próximo sábado (22), a partir das 10h, pelo canal do YouTube da TVE Bahia.

Após a estreia, o programa será transmitido semanalmente, às terças-feiras, a partir das 11h, no canal do YouTube da UFCTV, e aos sábados, a partir do dia 29 de maio, às 9h30min, pela TVC (canal 5.1) e no canal da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no YouTube, ainda sem horário definido.

Na primeira temporada serão exibidos 15 programas de 26 minutos, que trazem resultados do conhecimento e saberes das universidades na relação com o cotidiano da população nordestina.

A produção, a articulação, a exibição e a distribuição do Univerciência serão feitas pela TVE Bahia, e os conteúdos, produzidos pelas próprias universidades nordestinas, terão apresentação, produção e edição final da TV Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

O programa poderá ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras, que juntas alcançam cerca de 40 milhões de pessoas, e será disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada emissora de TV e universidade participante.

PROGRAMA – Criado em 2020 pela TV UESB, o Univerciência transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O Univerciência terá a participação de instituições de todos os nove Estados do Nordeste. Dentre elas estão: Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), UESB, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), UECE, UFC, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: ufcinforma@ufc.br